Registros escritos de educadores
O projeto teve como uma de suas ações a realização de uma oficina na escola reunindo não somente as crianças e os educadores da CAIXA Cultural Curitiba, mas também educadores de outros museus e centros culturais da cidade, como Fundação Cultural de Curitiba, Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu de Arte da UFPR, Museu Oscar Niemeyer e Museu Paranaense. A mobilização e o encontro desses diferentes profissionais da educação em museus foi possível em razão do "I Encontro dos Educadores de Museus de Curitiba: museu além dos seus espaços".
A oficina trazia como objetivos um recorte das intenções maiores do projeto, buscando, por meio desse encontro entre pessoas que desenvolvem projetos educativos em outros espaços da cidade, refletir de maneira mais ampliada sobre as fronteiras institucionais presentes nas relações entre museus e escolas e promover o valor das ações educativas entre museu e escola baseadas no afeto.
Ao todo, vinte e três pessoas participaram da atividade e, ao final, vinte delas registraram por escrito suas impressões. A leitura e a análise (que ainda se encontra em processo) de suas percepções sobre a atividade nos proporcionou avaliar em que medida os objetivos foram alcançados.
"A conversa foi muito produtiva. A ideia de conversar sobre afetos, particularidades e os outros tópicos conectando com as obras foi ótima. Também foi muito produtiva a atividade com as crianças." - AV1
"Muito boa, tanto a conversa inicial quanto a parte prática. Os mediadores estavam conectados, as crianças sabiam, lembravam das interações anteriores e conseguimos traçar metas e dificuldades que os educativos têm em comum." - AV2
"Bem interessante, nos fez debater pontos interessantes e novos no que tange ao nosso trabalho. A experiência de construir uma instalação com as crianças foi muito produtiva." - AV3
"Uma experiência muito boa, a interação com os estudantes e equipe de museus se mostrou importante em todos os momentos." - AV4
"Muito boa! Foi uma excelente experiência o contato que tivemos com a turma e muitas questões que foram levantadas no debate estão me fazendo refletir. Parabéns pelo blog, achei muito bem alimentado e muito lindas as cartas." - AV5
A oficina trazia como objetivos um recorte das intenções maiores do projeto, buscando, por meio desse encontro entre pessoas que desenvolvem projetos educativos em outros espaços da cidade, refletir de maneira mais ampliada sobre as fronteiras institucionais presentes nas relações entre museus e escolas e promover o valor das ações educativas entre museu e escola baseadas no afeto.
Ao todo, vinte e três pessoas participaram da atividade e, ao final, vinte delas registraram por escrito suas impressões. A leitura e a análise (que ainda se encontra em processo) de suas percepções sobre a atividade nos proporcionou avaliar em que medida os objetivos foram alcançados.
"A conversa foi muito produtiva. A ideia de conversar sobre afetos, particularidades e os outros tópicos conectando com as obras foi ótima. Também foi muito produtiva a atividade com as crianças." - AV1
"Muito boa, tanto a conversa inicial quanto a parte prática. Os mediadores estavam conectados, as crianças sabiam, lembravam das interações anteriores e conseguimos traçar metas e dificuldades que os educativos têm em comum." - AV2
"Bem interessante, nos fez debater pontos interessantes e novos no que tange ao nosso trabalho. A experiência de construir uma instalação com as crianças foi muito produtiva." - AV3
"Uma experiência muito boa, a interação com os estudantes e equipe de museus se mostrou importante em todos os momentos." - AV4
"Muito boa! Foi uma excelente experiência o contato que tivemos com a turma e muitas questões que foram levantadas no debate estão me fazendo refletir. Parabéns pelo blog, achei muito bem alimentado e muito lindas as cartas." - AV5
"Primeiramente, parabéns pelo trabalho. É de extrema
importância essa discussão e a proposta executada. Apesar de colocarmos em
pauta essa iniciativa extrema, acaba sendo inviável pela questão do transporte.
Entretanto, as colocações e o espaço de diálogo serão com certeza bem
aproveitadas e apreendidas no nosso setor, à maneira de cada individualidade. É
uma outra relação com público!!" - AV6
"Ótima! Bem planejada e com diversos materiais que auxiliaram
ainda mais no sucesso da atividade." - AV7
"De modo geral foi muito positiva, com discussões pertinentes
a respeito das mediações e outras vivências dos setores educativos de museus,
contribuiu para a formação dos mediadores, ampliando a relação entre museu e
escola. Também gostei muito de desenvolver uma atividade junto com as crianças." - AV8
"Achei incrível a experiência. Acho que todos deveriam ter
esse contato com as escolas, para entender melhor o que se passa com as
crianças. Minha turma está fazendo algo parecido no nosso TCC. O nome é 'Por
outros olhos' e estamos discutindo justamente essa outra visão da arte pelas
crianças." - AV9
"Foi ótima, tivemos discussões bacanas e a foi a primeira
atividade que realmente discutiu uma solução para nossos problemas: o afeto e
como podemos usá-lo para melhorar nosso trabalho. A parte da instalação com as
crianças também foi maravilhosa e o resultado ficou superlindo." - AV10
"Muito boa. Achei incrível a proposta e como a oficina foi
guiada. Muito legal vocês conhecerem o espaço onde as crianças convivem
diariamente e estreitar laços com elas." - AV11
"Gostei muito de ter vindo, a proposta da correspondência com
as crianças e a ação continuada é encantadora, acho que um sonho para todos os
mediadores. Conseguiu envolver a todos e inserir as crianças no mundo da arte." - AV12
"Uma experiência única, muito gratificante a possibilidade de
construir uma ponte entre a escola-museu." - AV13
"Bastante proveitosa por conta das conversas criadas e
encontro com as crianças, tendo espaços de convivência entre museu e escola." - AV14
"Muito produtiva. As conversas proporcionaram um grande
compartilhamento de ideias e opiniões acerca do funcionamento das mediações em
museus, e que mudanças é possível realizar dentro da instituição. A prática foi
um exemplo do trânsito que pode existir entre museu e escola, e como essa
aproximação é fundamental para reverter a lógica presente nesses espaços." - AV15
"Achei muito interessante essa sensibilização dentro do
ambiente escolar." - AV16
"A atividade proporcionou aos mediadores uma vivência
diferente da realidade museal, onde nós fomos até os alunos, foi incrível!" - AV17
"Muito boa. Achei interessante ir até os alunos e a proposta." - AV18
"Muito produtiva, considerando os objetivos propostos,
especialmente pensar sobre a relação entre museu e escola. O modo como o grupo
inseriu a atividade dentro de um dos projetos já em andamento do programa
educativo da CAIXA Cultural permitiu que a discussão se prolongasse ao campo da
experiência e da prática. O resultado visual da atividade final não é tão
importante quanto o processo e a oportunidade de estreitar a conexão com os alunos,
os quais, pelo trabalho prévio já executado, estavam realmente bem envolvidos
na ação. Além do valor dela em si – ilustrar a discussão na biblioteca –, ela
teve um valor relativo ao avanço do projeto de parceria com a escola." - AV19
Comentários
Postar um comentário