Carta 2
A segunda carta foi entregue à turma em 11 de julho de 2018:
Curitiba, 7
de julho de 2018.
Olá,
aqui quem escreve é o Bruno 1.
E
aqui é o Bruno 2. Tem mais alguém chamado Bruno aí?
Nós também trabalhamos na CAIXA Cultural, como o Noah e a Dyé.
Nós também trabalhamos na CAIXA Cultural, como o Noah e a Dyé.
Estamos mandando esta carta e dois retratos nossos em pintura, porque queremos que vocês nos conheçam. Queríamos mandar fotos, mas o carteiro - quer dizer - o cachorro comeu todas elas.
Para que vocês saibam, o Bruno 1 é o bonitão da equipe e tem vários brincos e o Bruno 2 sempre usa uma cartola para cobrir os cabelos bagunçados.
O que vocês acharam da carta anterior? Vocês já escreveram uma carta para alguém? Esta carta aqui também é para apresentar um novo artista para vocês, o Paulo Bruscky.
Vocês já ouviram falar na palavra PERFORMANCE? Durante a Copa, muita gente tem falado: “o Neymar não está na melhor performance dele…” ou “o Firmino surpreendeu com a sua performance e fez um gol!”. Vocês sabem o que isso quer dizer? Significa que PERFORMANCE, no futebol, é o mesmo que desempenho, ter habilidade no jogo e fazer bons lances com a bola.
Mas, também, tem gente que fala assim: “Adorei a performance da Pabllo Vittar no show!”
Será que a Pabllo Vittar joga futebol também? Acho que não, né?! Pelo menos não na Seleção Brasileira… As pessoas falam assim porque PERFORMANCE também tem a ver com desempenho de artistas em espetáculos de música, ou de teatro, ou de televisão.
Além disso tudo, existem artistas visuais que fazem uma forma de arte diferente das outras. Ela se chama PERFORMANCE e é um tipo de apresentação. Em geral eles mostram ela no museu ao vivo ou alguém filma ou fotografa para eles mostrarem depois. Assim como o Paulo Bruscky, que é um artista visual lá de Pernambuco.
Vocês já andaram no calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba, na hora do almoço? Se vocês olharem a foto que a gente mandou do Paulo Bruscky, vão ver que ele está parecendo aquelas pessoas que vestem as placas de restaurantes e ficam gritando e entregando panfletos: os homens-sanduíche. Mas não é que alguém vai comer eles ou que tenham recheio de frango! A gente também mandou algumas imagens dessas pessoas que fazem esse trabalho nas ruas das cidades.
Na foto, o Paulo Bruscky está vestindo a placa dos homens-sanduíche. Mas não para fazer propaganda de restaurante ou de loja. Ele está mostrando uma dúvida muito grande que ele tem: “O que é a arte? E para que ela serve?” Por que será que essa questão intriga tanto ele? Vocês já pararam para pensar nisso?
A gente aposta que cada um de vocês também têm várias dúvidas, sobre diferentes coisas, que também deixam vocês intrigados, não é? Quando eu, Bruno 1, era criança, não conseguia entender porque eu não alcançava as nuvens no céu quando subia no telhado da minha casa, já que parecia tão pertinho delas.
Pois temos um desafio para vocês: que tal fazer uma PERFORMANCE como o Paulo Bruscky fez, de homem-sanduíche?
Primeiro precisamos que vocês pensem em coisas que deixem vocês intrigados! O que vocês não entendem como funciona? Ou o que para vocês precisa de alguma explicação que ainda não tem? Ou, até, o que para vocês é muito misterioso?
Estamos mandando placas de homens-sanduíche, para que vocês possam colocar suas grandes dúvidas! Nas férias, vocês vão poder escrever ou desenhar nessas placas. E a gente queria que vocês vestissem elas, como fazem os homens-sanduíche, para ver se chama a atenção das outras pessoas. Vocês podem fazer essa experiência em algum dia com a família de vocês ou com os amigos. Também podem levar durante algum passeio nas férias e vestir a placa em algum lugar diferente. Será que alguém vai saber responder as perguntas?
Vocês podem fotografar ou filmar essas experiências durante as férias, para que no primeiro dia de aula vocês possam mostrar para a turma e para a professora. Contem como foi a reação das pessoas quando vocês se vestiram de homens-sanduíche.
Pessoal, nós, os Brunos, estamos muito ansiosos para conhecer vocês na escola e saber como foi todo esse negócio de fazer PERFORMANCE igual ao Paulo Bruscky. Logo, logo estaremos aí para bagunçar - quer dizer - fazer algumas coisas de Gente Arteira com vocês.
Beijos e abraços,
Comentários
Postar um comentário