O Projeto
Este blog documenta os diversos encontros ocorridos entre um grupo de crianças da Escola Municipal Professora Nansyr Cecato (Curitiba-PR), sua professora regente e os educadores do Programa Educativo Gente Arteira, da CAIXA Cultural Curitiba, dentro de um projeto denominado "Entre Fronteiras, Instituições e Afetos", criado em parceria entre a escola e a galeria de arte da CAIXA, iniciado em junho de 2018 e com final previsto para outubro de 2018. Este espaço virtual se encontra ainda em construção, em vista de o projeto estar em desenvolvimento.
Neste projeto, quando pensamos em fronteiras, estamos nos referindo à rigidez de separação, outrora muito mais marcada, entre o que é planejado na escola e o que é planejado no museu, entre a arte institucionalizada e as criações de educadores e estudantes, entre o espaço da galeria e o espaço da sala de aula; afinal, entre o que é o museu e o que é a escola. A partir disso entendemos a fronteira como um terceiro lugar que mescla essas duas realidades. Este blog, por sua vez, simboliza uma interseção entre os espaços físicos das duas instituições, que se faz tangível na virtualidade da internet. A fronteira aqui então é um limite simbólico que queremos reconfigurar, pois entendemos que habitá-la nos permite ocupar os dois espaços institucionais; o projeto é, portanto, a habitação dessa fronteira.
Assumimos aqui, ainda, que afeto é substantivo derivado do verbo afetar, que significa aquilo que me move, aquilo que mexe comigo. Neste projeto, tínhamos a intenção de que os encontros continuados permitissem expandir o tempo de convivência com as crianças. O que antes se dava em 1h30 de visita na galeria, se tornou uma série de diferentes momentos de contato, visando criar um ambiente para as pessoas serem afetadas. Com isso acreditávamos que poderíamos ampliar o horizonte de possibilidades das crianças, dos educadores de museu e da professora envolvida.
Objetivos do projeto:
> Refletir sobre as fronteiras institucionais presentes nas relações entre museus e escolas.
> Promover o valor das ações educativas entre museu e escola baseadas no afeto.
> Contribuir para a promoção da arte contemporânea na educação formal, por meio de ações educativas interdisciplinares.
> Empregar a produção poética dos educadores como procedimento para mediação.
Pessoas envolvidas:
> Crianças da turma 3.º D, com idade entre 7 e 9 anos
> Professora Ana Cláudia Araújo (regente da turma)
> Educadores do Programa Educativo Gente Arteira da CAIXA Cultural Curitiba: Andrew Carlin (educador), Ariane Azambuja Salgado (orientadora pedagógica), Bruno Ferreira (educador), Bruno Wozniack (educador), Camila Merlin (educadora), Dyéssica Fillipus (educador), Noah Barros (estagiário) e Poliana Back (estagiária).
Metodologia:
Muitas pessoas, lugares, obras de arte, temas de conversa, formas de se encontrar... tudo bastante complexo e difícil de explicar em palavras. Sempre que tentamos, a lógica do tempo linear nos deixa angustiados, por sua falta de elasticidade. Refletindo sobre isso, decidimos organizar o modo como cada etapa do projeto aconteceu no tempo por meio da linguagem do desenho. Foi assim que surgiram as ilustrações abaixo, assinadas por cada um dos educadores envolvidos no projeto. Abaixo deles, criamos links para as postagens que se relacionam com o evento referenciado.
Ilustração: Andrew Carlin
Postagens relacionadas: Carta 4; Autorretratos inspirados em Jimmi Durham; Os Novos Amigos;
Neste projeto, quando pensamos em fronteiras, estamos nos referindo à rigidez de separação, outrora muito mais marcada, entre o que é planejado na escola e o que é planejado no museu, entre a arte institucionalizada e as criações de educadores e estudantes, entre o espaço da galeria e o espaço da sala de aula; afinal, entre o que é o museu e o que é a escola. A partir disso entendemos a fronteira como um terceiro lugar que mescla essas duas realidades. Este blog, por sua vez, simboliza uma interseção entre os espaços físicos das duas instituições, que se faz tangível na virtualidade da internet. A fronteira aqui então é um limite simbólico que queremos reconfigurar, pois entendemos que habitá-la nos permite ocupar os dois espaços institucionais; o projeto é, portanto, a habitação dessa fronteira.
Assumimos aqui, ainda, que afeto é substantivo derivado do verbo afetar, que significa aquilo que me move, aquilo que mexe comigo. Neste projeto, tínhamos a intenção de que os encontros continuados permitissem expandir o tempo de convivência com as crianças. O que antes se dava em 1h30 de visita na galeria, se tornou uma série de diferentes momentos de contato, visando criar um ambiente para as pessoas serem afetadas. Com isso acreditávamos que poderíamos ampliar o horizonte de possibilidades das crianças, dos educadores de museu e da professora envolvida.
Objetivos do projeto:
> Refletir sobre as fronteiras institucionais presentes nas relações entre museus e escolas.
> Promover o valor das ações educativas entre museu e escola baseadas no afeto.
> Contribuir para a promoção da arte contemporânea na educação formal, por meio de ações educativas interdisciplinares.
> Empregar a produção poética dos educadores como procedimento para mediação.
Pessoas envolvidas:
> Crianças da turma 3.º D, com idade entre 7 e 9 anos
> Professora Ana Cláudia Araújo (regente da turma)
> Educadores do Programa Educativo Gente Arteira da CAIXA Cultural Curitiba: Andrew Carlin (educador), Ariane Azambuja Salgado (orientadora pedagógica), Bruno Ferreira (educador), Bruno Wozniack (educador), Camila Merlin (educadora), Dyéssica Fillipus (educador), Noah Barros (estagiário) e Poliana Back (estagiária).
Metodologia:
Muitas pessoas, lugares, obras de arte, temas de conversa, formas de se encontrar... tudo bastante complexo e difícil de explicar em palavras. Sempre que tentamos, a lógica do tempo linear nos deixa angustiados, por sua falta de elasticidade. Refletindo sobre isso, decidimos organizar o modo como cada etapa do projeto aconteceu no tempo por meio da linguagem do desenho. Foi assim que surgiram as ilustrações abaixo, assinadas por cada um dos educadores envolvidos no projeto. Abaixo deles, criamos links para as postagens que se relacionam com o evento referenciado.
Planejamento
Ilustração: Bruno Wozniack
Postagens relacionadas:
Carta 1
Ilustração: Noah Barros
Postagens relacionadas: Carta 1; Abertura da Carta 1;
Carta 2
Ilustração: Bruno Ferreira
Carta 3
Ilustração: Poliana Back
Postagens relacionadas: Carta 3; Abertura da Carta 3; Projetos de Instalações das Crianças
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Carta 4
Postagens relacionadas: Carta 4; Autorretratos inspirados em Jimmi Durham; Os Novos Amigos;
Intervenção Artística
Ilustração: Ariane Azambuja Salgado
Postagens relacionadas: Intervenção Coletiva; Relato de Pesquisadora Participante; Boas-Vindas; Registros Escritos de Educadores;
Postagens relacionadas: Intervenção Coletiva; Relato de Pesquisadora Participante; Boas-Vindas; Registros Escritos de Educadores;
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